ARTIGOS

Laser Érbium Fracionado

Em janeiro de 2013, tivemos em Santa Maria – RS uma grande tragédia, o incêndio da Boate Kiss. Além das inúmeras mortes, os sobreviventes apresentaram muitas sequelas de queimaduras.
Foi então que recebi o convite da chefe do serviço de fisioterapia do Hospital Universitário para contribuir com a recuperação destes pacientes que eram então atendidos no serviço.
Realizamos um estudo piloto, com o objetivo de após sua conclusão, aplicar o protocolo em todos os pacientes que necessitassem dessa abordagem. O trabalho consistiu na deseptelização da pele através do laser de alta potência fracionado e logo em seguida, o estímulo à recuperação da pele através da fotobiomodulação por LED vermelho e infravermelho.
Ao todo foram 8 aplicações de fotobiomodulação com intervalo de 48 horas entre elas. E o resultado você pode acompanhar clicando aqui.

Radiodermite

O grupo de pesquisa do qual participo na Universidade Federal de Santa Maria, o GEPON, coordenado pela Professora Hedionédia Pivetta Foletto, tem sua área de concentração em Fisioterapia em Oncologia.
Minha participação no grupo conecta a onco com a dermatofuncional, já que são duas áreas da fisioterapia irmãs. Lá recebemos diversos pacientes oncológicos que necessitam de atendimento fisioterapêutico. E eles são direcionados para as diferentes pesquisas em andamento, onde o recurso central é a fotobiomodulação.
Entre essas pesquisas, trabalhamos com fotobiomodulação para radiodermite, tanto prevenção, como tratamento. Neste trabalho, apresentamos um caso em que utilizamos apenas 4 sessões de fotobiomodulação por LED vermelho. Você pode ver os detalhes, inclusive o resultado desse protocolo replicável acessando aqui.

Entre em contato

Powered by NEX-Forms

© 2024 Dra. Fabiana Ferreira